logo-rogerio-morro-da-cruz

São Sebastião ganha Casa da Mulher em seu aniversario de 30 anos

Blog

Foi assinada pelo Governador Ibaneis Rocha (MDB), com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP), Secretária da Mulher Giselle Ferreira e do deputado distrital Rogério Morro da Cruz, nesta sexta-feira (23), ordem de serviço de construção da Casa da Mulher em São Sebastião.

A cidade de São Sebastião, faz 30 anos no domingo (25) de junho mas os presentes já começaram a chegar a cidade o primeiro foi a assinatura da ordem de serviço para Construção da Casa da Mulher.

No local, a mulher é acolhida e recebe um atendimento humanizado, psicossocial e capacitação profissional. A Casa também centraliza o suporte às vítimas de violência doméstica, agilizando a resolução da ocorrência e define uma porta de saída para a crise, com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça.

Com o objetivo de promover o bem-estar da população e acolher as mulheres em situações de violência, na CMB as mulheres de qualquer situação econômica ou escolaridade encontram alojamento por 48h – para filhas de qualquer idade e filhos até 12 anos, assistência de psicólogos, apoio e capacitação para a sua autonomia financeira por meio de cursos e oficinas profissionalizantes.

“Este é o primeiro de outros grandes presentes que São Sebastião vai receber nos próximos dias, fico muito feliz em saber que em breve as mulheres desta cidade onde moro a mais de 26 anos, vão poder ter atendimento especializado e de qualidade”. Destaca Rogério Morro da Cruz, deputado distrital e morador da cidade.

Serviços:

Alojamento e transporte
As usuárias do equipamento contam com alojamento de passagem, com acolhimento provisório para os casos de iminência de morte, além de transporte para serviços de saúde.

Psicossocial
As mulheres em situação de violência encontram na Casa da Mulher Brasileira serviços de acolhimento e escuta qualificada, por meio de uma equipe multidisciplinar.

São atendidas por agentes sociais, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos da Secretaria da Mulher. São analisadas as demandas das vítimas e traçada uma rota de resolução do problema, com o apoio dos órgãos parceiros.

Cursos de capacitação, oficinas e palestras
Inscrições: diretamente na secretaria da CMB ou
https://www.mulher.df.gov.br/cadastro-geral-de-promocao-da-mulher/

No espaço Empreende Mais Mulher, a CMB oferece e estimula o autoconhecimento, cursos de capacitação presencial e on-line, além de mentoria para o empreendedorismo e para o alcance de maior espaço no mercado de trabalho.

Projeto Mão na Massa, em parceria com instituto BRB, são oferecidos no SENAC e na CMB que promove cursos técnicos de temas como gastronomia e estética. Após o cumprimento das 4 etapas a mulher recebe dois certificados – da instituição e do Projeto Mão na Massa

Tem 4 etapas:

Preparatória – explicação do projeto – on-line
Curso Realize – 3 aulas de treinamento das habilidades sócio-emocionais (autoconhecimento, capacidades…)
Cursos técnicos – diversas opções na área da beleza (design de sobrancelha, extensão de cílios, técnicas de depilação, manicure e pedicure, massagem e maquiagem social) e gastronomia (bolos caseiros, bombons e trufas, confeitaria, cozinheiro básico e pizza e esfirra) . Realizados em locais como o SENAC e SENAI.
Empreendedorismo – aborda técnicas de vendas, marketing digital e mídias sociais. Realizados na CMB e no Empreende mais Mulher de Taguatinga

O espaço oferece acolhimento e acompanhamento psicossocial, elaboração de um plano personalizado e o encaminhamento para

A equipe do programa acompanha as alunas por, pelo menos, seis meses após o fim do curso, oferecendo atendimentos psicossociais individuais para garantir o cuidado emocional dessas mulheres.

Depois de participarem do projeto, elas poderão ter a possibilidade de crescimento individual e de maior empregabilidade; de adquirirem capacidade para elaborar o seu próprio currículo, dentre outros. Também estarão capacitadas a se engajarem em projetos de empreendedorismo e de terem atitudes empreendedoras; além de estarem aptas a gerir o próprio negócio e de ampliarem a sua visão de mercado.

Todas as mulheres do DF, maiores de 18 anos, podem participar do programa a partir de encaminhamentos feitos pela equipe dos equipamentos da Secretaria da Mulher e de outros órgãos associados à rede de enfrentamento à violência de gênero.

Elas também podem aderir ao projeto por meio de demanda espontânea. A capacitação acontece nos espaços Empreende Mais Mulher, localizados em Taguatinga e na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia.

A Casa da Mulher Brasileira também disponibiliza o atendimento:

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica. A DEAM fica aberta 24 horas, sete dias por semana.
do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, com o Juizado/Vara especializada de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Defensoria Pública, com orientação as mulheres sobre seus direitos e assistência jurídica. Toda mulher tem direito a um advogado. A defensora pública também tira dúvidas, informa sobre situações de risco e explica sobre o andamento do caso.

Ministério Público, órgão responsável pelo acompanhamento dos casos no sistema de Justiça, para garantir que a lei seja cumprida.

Compartilhe essa matéria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *