Em sessão solene na manhã desta quarta-feira (24), no plenário, a Câmara Legislativa homenageou os integrantes do projeto social Campeão no Esporte e na Vida. O autor da iniciativa, deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido), parabenizou fundadores, professores, colaboradores, apoiadores e atletas do projeto, oriundo em São Sebastião há nove anos. O parlamentar destacou o comprometimento e a dedicação da equipe, que permitiu ao DF conquistar, de 2019 a 2023, nos campeonatos brasileiros de jiu-jitsu, um total de 34 medalhas, sendo 13 de ouro.
O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), que atualmente exerce o cargo de secretário de Esportes e Lazer do DF, exaltou os integrantes do projeto, especialmente seu fundador, Adalberto Antônio Ventura, mais conhecido como professor Betinho. “O esporte muda a vida das pessoas”, disse, ao argumentar que o esporte deve ocupar o primeiro plano nas políticas de governo pelo seu impacto positivo em outras áreas, como saúde, segurança e educação. Ele elogiou o projeto social de São Sebastião, onde esteve para entrega de quimonos e tatames, entre outros equipamentos.
Ao agradecer a homenagem, o professor Betinho disse que “através do esporte é possível melhorar a vida das crianças”, proporcionando-lhes habilidades motoras e emocionais. Ele relatou que a maioria dos recursos que possibilitam a participação dos atletas em campeonatos brasileiros, como o realizado anualmente em Barueri (SP), é proveniente da venda de rifas nas ruas, o que revela o esforço e a dedicação dos integrantes. Atualmente, o projeto conta com 13 professores custeados com recursos de emendas parlamentares, completou. “O projeto Campeão é de todos que queiram abraçar a causa”, afirmou, ao agradecer aos colaboradores do trabalho social.
Segundo Betinho, o projeto já formou 32 faixas pretas, sendo que há bicampeões que hoje são professores nos Estados Unidos e na Inglaterra. Aplaudido pelos participantes, ele reforçou: “O esporte abre caminhos”.
Também agradeceu o reconhecimento da CLDF o presidente do projeto Campeão, Marcelo Ferreira. Relatou sua história de superação por meio do projeto o professor Marcos José Carvalho.
Expansão
Por sua vez, o promotor de justiça Rodrigo Machado narrou que teve a oportunidade de conhecer o projeto Campeão e ver crianças e jovens praticando esporte sob a orientação de bons mestres, ao manifestar apoio à expansão desse trabalho social para outras localidades.
“O projeto Campeão tira crianças da rua e forma cidadãos”, considerou o administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros. Várias lideranças comunitárias daquela cidade também parabenizaram o projeto e agradeceram o reconhecimento da Casa, a exemplo do gerente de esporte Glauber Maurício e o promotor de eventos Fabio Souza.
Além de São Sebastião, atualmente o projeto Campeão tem filiais na sede da Associação dos Moradores do Café Sem Troco, em Planaltina, no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardins Mangueiral, e em Arinos (MG), atendendo gratuitamente cerca de 350 alunos em atividades esportivas como judô, jiu-jitsu, capoeira e muay thai.
Registraram apoio a esse projeto social a chefe de gabinete da senadora Leila Barros, Ricarda Lima, e a representante do Instituto Ipê Rosa, Marcia Vieira. Entre outras autoridades, participaram da sessão solene o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, além de estudantes de Santa Maria.
Ao término do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, foram entregues aos atletas moções de louvor pelo mérito esportivo.
Com informações do Núcleo de Jornalismo da CLDF